Potencial de negócios com a Argentina foi tema de evento na Abrameq

 

Potencial de negócios com a Argentina foi tema de evento na Abrameq

03/10/2018

Nesta terça-feira (2) na sede da Abrameq ocorreu a Conexão Internacional Argentina, 3º principal destino das exportações das empresas do Projeto By Brasil Components Machinery and Chemicals, parceria da Abrameq com a Assintecal e Apex-Brasil.

O economista Marcos Lélis iniciou o evento, com a apresentação de dados econômicos, setoriais e oportunidades da Argentina. Fez um comparativo do ambiente para negócios no Brasil, México, Colômbia e Argentina, os quatro mais importantes clientes do setor. Em relação ao PIB, indicou que a previsão para este ano é de queda de 2,5% na Argentina, com crescimento de 1,4% no Brasil, 2,7% na Colômbia e 2,3% no México. Apontou ainda a elevação das taxas de juros e da inflação, bem como da queda das divisas internacionais e balança comercial do país do Prata.

Na sequência a superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães apresentou a devolutiva sobre a sua participação na Missão de Internacionalização deste mercado promovida pela Apex-Brasil no mês de agosto/2018. Ilse destacou que a Assintecal está desenvolvendo a criação de uma plataforma neste país. O modelo a ser adotado ainda está sendo discutido. Lisiane Kunst, diretora executiva da Artecola fez comentários sobre o processo de internacionalização da Artecola na Argentina. Frisou que este país carece de inovação, tecnologia e moda, sendo estas boas oportunidades para as indústrias brasileiras se inserirem neste mercado.

Após debate junto aos painelistas, o presidente da Abrameq, Marlos Schmidt, agradeceu pela oportunidade de realização deste evento conjunto com a Assintecal e destacou que a parceria das entidades neste projeto é de grande valia para as indústrias, porque fortalece o desenvolvimento das ações e consequentemente traz bons resultados para as empresas.